Agrotóxicos X Alimentos | Busca Saúde
  • Bairros
  • Atividades / Especialidades
Home Login | Contato | Faça Parte
  • Facebook Busca Saúde
    fans
  • Twitter Busca Saúde
    Siga nosso Twitter
  • RSS Busca Saúde
    RSS

Redes Sociais


Matérias mais lidas

Agrotóxicos X Alimentos

12345 (1 voto(s), média: 5,00)
Loading ... Loading ...

– os 15 mais e os 15 menos contaminados –

agrotoxicos

Uma organização dedicada ao estudo dos contaminantes presentes no mundo de hoje, a EWG ( Environmental Working Group) publicou um guia contendo diversos hortifruti e os separou em “sujos” e “limpos” de acordo com o nível de pesticidas presente neles. Para maiores informações veja o link http://www.ewg.org/foodnews/summary.php

Brasil, o maior consumidor de agrotóxicos do mundo?
Segundo Fabrício Morais, engenheiro agrônomo, há graves erros de amostragem, de estatística e de sistemática em diversos estudos e análises efetuados em relação ao teor de agrotóxicos presentes no produto final da lavoura. Ele cita que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos assim como a China é o maior consumidor mundial de soja. Porém, quando se analisa o consumo per capita, tudo muda. A China cai para último lugar em relação ao consumo de soja e o Brasil fica em sexto lugar no ranking de agrotóxico aplicado por alimento produzido. Fica atrás do Japão, França, toda a União Européia, Argentina e EUA. Por ser um país tropical, a incidência de pragas e doenças é maior que em todos esses países e ainda assim apresentamos mais eficiência do que todos eles.

Isso pode nos deixar um pouco mais felizes e menos preocupados (talvez), mas a verdade é que o Brasil e o mundo estão consumindo toneladas de produtos químicos. O alimento orgânico ainda é muito caro, e fica difícil manter uma alimentação exclusivamente a base deles.

Coma frutas e legumes
Os benefícios que uma dieta rica em frutas, hortaliças e legumes traz à saúde compensam os riscos da exposição aos agrotóxicos. Orgânicos são melhores, mas nem sempre é possível abastecer a geladeira com eles, então reduzir a exposição aos pesticidas escolhendo os hortifruti menos contaminados pode ser uma boa ideia.

Segundo matéria publicada na Revista Saúde a lista nacional segue abaixo e pode haver variações de contaminação em diferentes amostras:
Pouco contaminados – feijão, caqui, pitanga, abacate, acerola, jabuticaba, coco, mexerica, nêspera – devido ao ciclo curto de cultivo recebem menos pulverizações com agrotóxicos.

Na média – beterraba, cenoura, alho, banana, manga, abacaxi, melancia, laranja, mamão, maracujá.
Muito contaminados – tomate, pimentão, berinjela, pepino, abobrinha, morango, goiaba, uva, maçã, pêssego, mamão papaia, figo, pêra, melão, nectarina – por serem mais vulneráveis ao ataque de pragas recebem uma carga maior de agrotóxicos.

OS QUINZE MAIS SUJOS

mais-sujos

 

OS QUINZE MAIS LIMPOS

mais-limpos


*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

*O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referêcia publicada, nunca substituirá, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre o seu médico para esclarecer qualquer duvida.

Conteúdo relacionado

Cadastre-se no Busca Saúde , e receba conteúdo e informações exclusivas sobre Saúde e Bem Estar. Rápido e fácil. Clique aqui
O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referência publicada, nunca substituíra, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre seu médico ou profissional de saúde para esclarecer qualquer dúvida.
© 2010 Busca Saude      Todos os direitos reservados a Busca Saúde. Todo conteúdo não pode ser copiado, publicado ou transmitido sem prévia autorização de seus autores.