As unhas são o espelho da saúde do corpo | Busca Saúde
  • Bairros
  • Atividades / Especialidades
Home Login | Contato | Faça Parte
  • Facebook Busca Saúde
    fans
  • Twitter Busca Saúde
    Siga nosso Twitter
  • RSS Busca Saúde
    RSS

Redes Sociais


Matérias mais lidas

As unhas são o espelho da saúde do corpo

12345 (20 voto(s), média: 4,40)
Loading ... Loading ...

Unhas são compostas de queratina (um tipo de proteína) e minerais. Sua função é proteger as pontas dos dedos, e elas devem ser fortes porem flexíveis, regulares e brilhantes. As unhas das mãos crescem em média 1mm a cada dez dias – 3 vezes mais rápido do que as unhas dos pés. A saúde da unha depende de uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B, além de sais minerais como cálcio, zinco, enxofre, iodo e ferro. Se o seu corpo não recebe estes nutrientes vitais em quantidades adequadas, suas unhas refletem a deficiência tornado-se fracas, quebradiças, ressecadas, descamadas, manchadas, irregulares, e ficam mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos. Outras causas de unhas fracas incluem traumas no leito da unha, deficiências glandulares como hipotireoidismo, e doenças diversas como micoses e psoríase. Unhas são como um espelho da saúde do corpo. Elas devem ser muito bem cuidadas, e qualquer tipo de problema que persista requer a atenção de um médico.

Problemas mais comuns:
- unhas pálidas, descoradas – anemia ou deficiência de ferro.
- unhas ressecadas que descamam ou quebram facilmente – deficiência de vitamina A, cálcio e proteína, hipotireoidismo.
- unhas que não crescem – deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos.
- unhas finíssimas e quebradiças – falta de proteína.
- unhas frágeis com linhas horizontais – deficiência de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina, e enxofre. Outra possível causa é um desequilíbrio hormonal.
- unhas frágeis com linhas verticais – deficiência de ferro ou anemia, e no envelhecimento.
- unhas com pontos brancos – pode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha.
- unhas com manchas escuras ou avermelhadas – isto pode ser por trauma ou um sinal de câncer de pele – procure um médico imediatamente.
- unhas com manchas de coloração esverdeada – infecção bacteriana.
- unhas com manchas amareladas – problema respiratório como bronquite, ou infecção por fungos ou bactérias.
- unhas que soltam do leito – psoríase ou intoxicação por medicamentos.

Nutrição das unhas
Assim como a nossa pele e cabelos, as unhas refletem a deficiência de nutrientes. Uma boa alimentação, rica em vitaminas, minerais e proteína, vai ajudar muito na beleza e saúde das unhas. Beber água também ajuda – a falta crônica de água deixa o corpo desidratado, e as unhas idem. Seis a oito copos por dia só fazem bem. Se você não gosta de água pura, misture meio a meio com suco de frutas – assim você complementa com as vitaminas e minerais presentes nelas. Vamos conhecer um pouco mais os elementos que não podem faltar para se ter unhas perfeitas.

Biotina
É uma vitamina que faz parte da família B. É essencial para manter as unhas fortes e agilizar o seu crescimento. Unhas fracas que descamam com facilidade podem ser um sinal de deficiência desta vitamina. Se você também sofre de dermatite seborreica e queda de cabelo, definitivamente precisa caprichar na ingestão de biotina.
Onde encontrar: na gema dos ovos, couve, tomate, alface, cenoura, amêndoas, levedo de cerveja, cogumelos, cebola, salmão, peito de frango e de peru, fígado bovino, espinafre, couve-flor, repolho, pepino, leite de vaca e de cabra, queijos, morango, aveia, nozes.

Vitamina A
Ela é antioxidante e ajuda a manter a visão, a função imunológica, o metabolismo ósseo, e a saúde da pele, cabelos e unhas. Se suas unhas demoram a crescer e sua pele tem tendência a dermatite, a deficiência de vitamina A pode ser a causa.
Onde encontrar: vegetais e frutas de cor amarela, laranja e verde-escura, como brócolis, espinafre, couve, cenoura, abóbora, batata doce, melão, manga, laranja, e no leite, queijo, manteiga, fígado de galinha, óleo de peixe, pescados, frutos do mar, ovos.

Ferro
Este sal mineral está diretamente envolvido no transporte do oxigênio pelas hemácias, as células vermelhas do sangue. Quando seu nível está muito baixo você fica com anemia, e a consequencia é cansaço, dor nas pernas, queda de cabelos, unhas fracas e quebradiças, e podem surgir linhas verticais e palidez no leito ungueal.
Onde encontrar: carne bovina, frango, atum, salmão, fígado e outras vísceras, carne de porco e carneiro, ovos, todos os feijões, pão integral, germe de trigo, açaí, beterraba, vegetais folhosos de cor verde-escura, uva-passa.

Zinco
O mineral da imunidade – nosso sistema imunológico precisa de zinco para funcionar a pleno vapor. O zinco participa de reações químicas em centenas de enzimas que regulam a função corporal, tais como a síntese de proteínas, a reprodução celular, a cicatrização de feridas, e muito mais. Mineral importantíssimo mas de difícil absorção – ele está presente em diversos alimentos, porem de modo geral só conseguimos absorver 30 % do que ingerimos. Quando o seu nível está baixo você fica mais suscetível a gripes, resfriados e viroses, sua cicatrização fica lenta, ocorre queda de cabelos, as unhas ficam fracas, descamam com facilidade, crescem muito devagar, além de apresentarem manchas brancas, as populares “mentirinhas”.
Onde encontrar: ostras, frutos do mar, peixes, levedo de cerveja, ovos, carne vermelha, aves, grãos integrais, nozes e sementes.

Cálcio
Consumir alimentos ricos em cálcio todos os dias é muito importante para a saúde dos ossos e dentes, e para fazer o corpo funcionar adequadamente. O coração, os músculos e nervos precisam de cálcio. Nossas unhas também. Quando há uma deficiência de cálcio as unhas perdem força e dureza, ficam ressecadas e podem apresentar fendas verticais que se abrem sempre no mesmo lugar.
Onde encontrar: leite e laticínios, como queijo, iogurte e kefir, vegetais de folhas verde-escuras, como couve, brócolis, agrião, rúcula e bertalha, repolho, quiabo, algas, sementes de gergelim, sardinha em lata, melado de cana.

Enxofre
É o terceiro mineral mais abundante no nosso corpo, perdendo apenas para o cálcio e fósforo. Todas as nossas células contem enxofre, e ele está ligado às proteínas, sendo encontrado nos aminoácidos sulfurados, responsáveis por inúmeras funções, como dar estrutura ao corpo, estimular a imunidade e lutar contra os radicais livres. O enxofre é essencial para a síntese de colágeno, um componente vital para a saúde e flexibilidade das unhas, pele, cabelos, articulações, ossos e tendões. Sua reputação é de mineral da beleza, justamente pela sua ação direta na produção de colágeno. Também tem papel importante no metabolismo das vitaminas do complexo B, incluindo a biotina.
Onde encontrar: cebola, alho, repolho, couve, alface, algas, nozes, ovos, leite, carne, frutos do mar, aves.

Proteína
Uma dieta rica em proteínas ajuda a ter unhas fortes. Como a unha é feita de queratina, um tipo de proteína, ela precisa ser reposta para manter a força e a capacidade de crescimento. O colágeno forma a matriz onde os sais minerais citados acima se fixam para deixar as unhas fortes e resistentes. Quanto mais colágeno disponível, maior será a fixação destes minerais essenciais, e conseqüentemente ocorre uma melhora no aspecto e crescimento das unhas.
Onde encontrar: carne, aves, pescados e frutos do mar, ovos, leite, gelatina ou colágeno em pó, grãos integrais, quinua.

Cuidando das unhas
Além da alimentação é importante cuidar bem das unhas. Mantenha-as limpas e hidratadas. Evite contato direto com produtos cáusticos e sempre proteja as mãos com luvas ao efetuar trabalhos domésticos ou jardinagem. Isto vale também para lavar louça – o detergente é extremamente alcalino. Evite traumas, não use suas unhas como ferramentas, elas são delicadas e devem ser tratadas com carinho. Esmaltes protegem e fortalecem as unhas. Cuide das cutículas – não retire em excesso, hidrate, massageie. Existem centenas de produtos específicos para o cuidado adequado das unhas. Então mãos a obra, se alimente bem, muito verde, muita fruta, proteína, e não se esqueça de beber água.


*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

*O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referêcia publicada, nunca substituirá, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre o seu médico para esclarecer qualquer duvida.

Conteúdo relacionado

Cadastre-se no Busca Saúde , e receba conteúdo e informações exclusivas sobre Saúde e Bem Estar. Rápido e fácil. Clique aqui
O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referência publicada, nunca substituíra, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre seu médico ou profissional de saúde para esclarecer qualquer dúvida.
© 2010 Busca Saude      Todos os direitos reservados a Busca Saúde. Todo conteúdo não pode ser copiado, publicado ou transmitido sem prévia autorização de seus autores.