Marca-passo cerebral para tratar Mal de Parkinson? Mito ou verdade? | Busca Saúde
  • Bairros
  • Atividades / Especialidades
Home Login | Contato | Faça Parte
  • Facebook Busca Saúde
    fans
  • Twitter Busca Saúde
    Siga nosso Twitter
  • RSS Busca Saúde
    RSS

Redes Sociais


Matérias mais lidas

Marca-passo cerebral para tratar Mal de Parkinson? Mito ou verdade?

12345 (2 voto(s), média: 3,00)
Loading ... Loading ...

cura_parkinson

O Marca-passo cerebral começou a ser implantado na Europa e Estados Unidos, desde o início da década de noventa,  com os estudos de imagem cerebral anatômica e funcional e os desapontamentos causados pelos efeitos colaterais a longo prazo dos medicamentos usados tanto para tratar Mal de Parkinson, quanto outros  transtornos do movimento, como Tremor, Distonia, Guilles de la Tourette, balismo, coréia e outros transtornos mistos de movimento.

Junto ao departamento de Neurologia e Neurocirurgia Funcional,na pessoa do Prof. Stanley Fahn e Robert Goodman, começamos o Protocolo de implante de Eletrodos Cerebrais em diversos núcleos cerebrais, que antes fazíamos coagulação ou seja lesão e naquele momento passamos a implantar nos mesmos alvos eletrodos com quatro pólos e através deles estimular as mesmas áreas, porém estimulação teria a vantagem de não lesar as estruturas e poder também ser sempre reprogramados os sintomas indesejáveis.

De volta ao Brasil criamos o Grupo de Estudos em Implantes de Eletrodos cerebrais para Transtornos dos movimentos parkinsonianos e não parkinsonianos. Temos hoje uma experiência comparável aos melhores centros mundiais, contamos com Neurocirurgia, Neurologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Física Médica, Fisioterapia e Fisiatria. As cirurgias são feitas sob todo o aparato de imagem, fusão de imagens tanto Ressonância do Cérebro, tomografia e exames de PET quando disponíveis.

Os implantes podem ser de um lado ou dos dois lados do cérebro nos núcleos indicados. Não há limite de idade para o implante. O paciente fica normalmente dois dias no Hospital. Nosso Serviço realiza rotineiramente os implantes nos Hospitais referenciados pelas Seguradoras de Saúde, onde tendo os equipamentos necessários de apoio, podem ser feitos com segurança. Temos pacientes do Rio de Janeiro, do Estado do Rio de Janeiro e de outros Estados que nos procuram e que seguramente podem receber os implantes.

Todos os pacientes devem seguir o protocolo de avaliação e recomendação baseado no Protocolo do MDS ( Sociedade mundial de distúrbios de movimento e da Academia Americana de Neurológia). O Neurologista  segue seu paciente o tempo todo, pois a função do Neurocirurgião funcional é melhorar as condições para o Neurologista assistente ter melhores condições de tratar os pacientes que sofrem destas doenças debilitantes e por vezes deformantes.

Próximo dia 5 de junho estaremos reunidos com todos os melhores centros de tratamento de Transtorno do Movimento do mundo todo em Toronto no MDS 2011. Deixo aqui o recado que irei publicar de lá as últimas noticias no tratamento da Doença de Parkinson e outros transtornos do movimento.


*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

*O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referêcia publicada, nunca substituirá, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre o seu médico para esclarecer qualquer duvida.

Conteúdo relacionado

Cadastre-se no Busca Saúde , e receba conteúdo e informações exclusivas sobre Saúde e Bem Estar. Rápido e fácil. Clique aqui
O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referência publicada, nunca substituíra, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre seu médico ou profissional de saúde para esclarecer qualquer dúvida.
© 2010 Busca Saude      Todos os direitos reservados a Busca Saúde. Todo conteúdo não pode ser copiado, publicado ou transmitido sem prévia autorização de seus autores.