É tempo de Abacate – coma e emagreça | Busca Saúde
  • Bairros
  • Atividades / Especialidades
Home Login | Contato | Faça Parte
  • Facebook Busca Saúde
    fans
  • Twitter Busca Saúde
    Siga nosso Twitter
  • RSS Busca Saúde
    RSS

Redes Sociais


Matérias mais lidas

É tempo de Abacate – coma e emagreça

12345 (8 voto(s), média: 4,88)
Loading ... Loading ...

Fruta da estação
A safra do abacate começa em fevereiro e vai até junho. Esta é a melhor época para usufruir desta fruta saudável. O preço está mais baixo e a qualidade mais alta.

Composição do abacate
O maior benefício do abacate reside no seu alto teor de gorduras do bem, os ácidos graxos mono e poliinsaturados, traduzindo, os ômegas 3, 6 e 9. Os monoinsaturados estão presentes em altíssima concentração, justamente o omega-9, a mesma gordura presente no azeite de oliva e na macadamia. O colesterol é zero. Ele também é uma excelente fonte de potássio e vitamina A, além de apresentar uma vasta gama de outras vitaminas e minerais, muita água e fibras, ou seja, excelente nestes dias mais quentes, quando se precisa de hidratação extra.

Abacate emagrece?
Sim, a bioquímica e os estudos científicos explicam: justamente pela sua alta concentração de gorduras benéficas, que promovem a saciedade por mais tempo. Apesar do abacate concentrar calorias, elas provem da gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o pico de insulina, o hormônio responsável por armazenar toda caloria extra sob forma de gordura localizada, e que faz a fome voltar mais depressa. Além disso, o omega-9 ativa outro hormônio, a adiponectina, que comanda o corpo a produzir a energia que precisa a partir dos depósitos de gordura, ou seja, ele ativa a queima dos pneuzinhos localizados principalmente na cintura e abdômen.

Bom para a saúde
O omega-9 tem ação anti-inflamatória e ajuda a reduzir o risco de doenças do coração. As gorduras do tipo monoinsaturado contribuem para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e a manutenção adequada do colesterol bom (HDL). Também contribui para a saúde pelo alto teor de fibras, como a pectina, um tipo de fibra solúvel que atua na redução dos níveis de LDL, e ajuda no funcionamento intestinal. O abacate é rico em vitaminas antioxidantes como A, C e E, reduzindo assim a formação de radicais livres no organismo. Por ser rico em potássio, ajuda a reduzir a pressão sangüínea, previne câimbras e tem ação diurética.

Tipos de abacate
No mundo há 500 variedades de abacate e, no Brasil, aproximadamente 50. As mais conhecidas são o antilhano (também chamado manteiga), que tem frutos curtos, casca lisa, caroço grande e polpa macia; e o guatemalense, com frutos longos, casca espessa e rugosa e caroço pequeno. Há também o avocado, uma versão menor do abacate.

Quanto consumir
O abacate pode ser consumido em dias alternados, uma média de 50 gramas por dia, o que equivale a somente 90 calorias. O excesso deve ser evitado porque ele é calórico, e pode descontrolar a sua dieta. Além disso, você corre o risco de enjoar desta fruta maravilhosa e saudável. Um pouco de bom senso não faz mal a ninguém. Coma com moderação, de três a quatro vezes por semana.

Como pode ser consumido?
O abacate pode ser usado em preparações doces e salgadas. O Brasil é o único país do mundo onde o abacate é usado principalmente como sobremesa à base de leite, na forma de vitaminas, sorvetes e cremes. Ele é muito versátil e pode ser acrescentado em saladas, em sanduíches, em coquetéis, em molhos tipo guacamole, além das vitaminas e sobremesas cremosas, ou ser comido puro aos pedaços. Seu sabor é delicioso, desmancha na boca e combina muito bem com todo o tipo de folhas verdes (alface, chicória, rúcula, agrião).

Receitas
Creme Light de Abacate 6 porções / 90 kcal cada porção
1 xícara (chá) de polpa de abacate (150 g)
200 g de ricota bem fresca
suco de 1 limão (50 ml)
adoçante a gosto (prefira stevia)
meia xícara (chá) de leite desnatado (120ml) bem gelado
Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador até virar um creme. Sirva em taças acrescentando um pouco de raspa da casca de limão.

Salada de Kani e Abacate 4 porções / 120 kcal cada porção
2 xícaras (chá) de alface americana picada
8 kani kamas em cubinhos
1 xícara (chá) de abacate em cubinhos (150 g)
1 colher (sopa) de coentro e cebolinha picados
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
sal e vinagre a gosto
Modo de preparo: arrume a alface em uma travessa. Acrescente os cubos de kani e abacate, e salpique o coentro e cebolinha. Misture o azeite, sal e o vinagre e regue na hora de servir.


*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

*O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referêcia publicada, nunca substituirá, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre o seu médico para esclarecer qualquer duvida.

Conteúdo relacionado

Cadastre-se no Busca Saúde , e receba conteúdo e informações exclusivas sobre Saúde e Bem Estar. Rápido e fácil. Clique aqui
O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referência publicada, nunca substituíra, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre seu médico ou profissional de saúde para esclarecer qualquer dúvida.
© 2010 Busca Saude      Todos os direitos reservados a Busca Saúde. Todo conteúdo não pode ser copiado, publicado ou transmitido sem prévia autorização de seus autores.