Terceira Idade: a estética e a qualidade de vida | Busca Saúde
  • Bairros
  • Atividades / Especialidades
Home Login | Contato | Faça Parte
  • Facebook Busca Saúde
    fans
  • Twitter Busca Saúde
    Siga nosso Twitter
  • RSS Busca Saúde
    RSS

Redes Sociais


Matérias mais lidas

Terceira Idade: a estética e a qualidade de vida

12345 (2 voto(s), média: 5,00)
Loading ... Loading ...

O processo de envelhecimento fisiológico da pele transcorre não só da atuação de elementos ambientais, mas também do envelhecimento de outros órgãos, além de doenças cutâneas e sistêmicas. O que se nota na pele senil é um conjunto de alterações, entre as quais podem ser citadas:

.A pele se torna mais fina, sensível e as feridas não se curam tão rapidamente.
.A pele se torna mais vulnerável aos danos causados pelos raios solares, menor capacidade de aparecer suor, menos eficiente na termorregulação, mais permeável e menos capaz de produzir uma resposta inflamatória; 
.A pele se torna cada vez menos elástica e complacente, perdendo tônus e elasticidade. Há descolamento constante nas articulações e outros lugares. É empurrada ou dobrada, desenvolvendo as rugas.
.Além das mudanças visíveis que ocorrem na aparência física, mudanças relacionadas à idade na composição corporal também têm implicações na função física e na saúde
.A pele fica “caída” por falta de tônus muscular e diminuição da produção de colágeno.
.O envelhecimento fisiológico da cútis caracteriza-se também pela desordem no ajuste térmico, causados pela debilidade das terminações nervoso-sensitivas, pela diminuição do diâmetro dos capilares na derme e pela esclerose dos vasos maiores.
.É natural o embranquecimento e diminuição da quantidade e volume dos pêlos em função da redução em número de melaninas (responsável pela pigmentação da pele).

Recursos estéticos
.Procedimentos e tratamentos de ultima geração, através da cosmetologia asseguram uma substancial melhora desses aspectos típicos da terceira idade.
.Hábito de higienizar diariamente a pele, com um bom creme de limpeza, seguida de um tônico à base de colágeno, uréia, elastina e um creme hidratante com filtro solar para manter a proteção da pele à poluição.
.À noite é essencial a limpeza da pele para remover resquícios de sujeira adquiridos durante as atividades habituais, outra vez o tônico e já um creme nutritivo à base de colágeno, elastina, NMF Uréia, vitamina C, para a reposição do que a pele já não consegue produzir em quantidade suficiente.

É importante lembrar que as atividades físicas melhoram o sistema cardiovascular, respiratório e locomotor, ajudam a estabilizar fatores emocionais e a controlar patologias que surgem em decorrência da depressão.


*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

*O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referêcia publicada, nunca substituirá, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre o seu médico para esclarecer qualquer duvida.

Conteúdo relacionado

Cadastre-se no Busca Saúde , e receba conteúdo e informações exclusivas sobre Saúde e Bem Estar. Rápido e fácil. Clique aqui
O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referência publicada, nunca substituíra, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre seu médico ou profissional de saúde para esclarecer qualquer dúvida.
© 2010 Busca Saude      Todos os direitos reservados a Busca Saúde. Todo conteúdo não pode ser copiado, publicado ou transmitido sem prévia autorização de seus autores.