Queimação na boca e língua | Busca Saúde
  • Bairros
  • Atividades / Especialidades
Home Login | Contato | Faça Parte
  • Facebook Busca Saúde
    fans
  • Twitter Busca Saúde
    Siga nosso Twitter
  • RSS Busca Saúde
    RSS

Redes Sociais


Matérias mais lidas

Queimação na boca e língua

12345 (25 voto(s), média: 4,12)
Loading ... Loading ...

A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é uma condição caracterizada pela sensação de queimação da mucosa bucal, sem que uma causa física possa ser detectada. Afeta principalmente mulheres na pós-menopausa, com mais de 50 anos.

Diversos fatores são apontados como possíveis desencadeadores dessa patologia e muito se discute sobre a importância de fatores psicogênicos, como ansiedade e depressão, na sua etiologia. Não há tratamentos estabelecidos e padronizados, sendo necessário na maioria das vezes, abordagem multidisciplinar.

Os sintomas mais comuns relatados pelos pacientes são: sensação de boca seca, paladar alterado, sede, sensação de queimação na língua e nos lábios. As localizações mais afetadas são ponta, borda e dorso da língua, lábios e mucosa bucal.

Dentre os fatores locais, podemos destacar o fumo, o álcool, o refluxo esofágico, hábitos parafuncionais (bruxismo) e próteses mal adaptadas como agentes irritantes da mucosa oral6. A maioria dos estudos não sustenta a irritação química ou reação alérgica aos materiais dentários como causas significativas da SAB, porém o diagnóstico da alergia pode ser facilmente confirmado quando removido o contato do material com o tecido bucal.

As infecções bacterianas, fúngicas e virais também são apontadas como fatores locais. Dentre elas, destacam-se as infecções fúngicas causadas por Cândida albicans, maior responsável pela sensação de ardor nos portadores de próteses.
Como fatores sistêmicos, estão associados a SAB o diabetes, Síndrome de Sjoegren, anemias, deficiências hormonais (TSH), radioterapia, deficiências de nutricionais de vitaminas do complexo B e de ferro e o climatério.

O diagnóstico correto deve ser realizado pelo ESTOMATOLOGISTA.

O tratamento nem sempre é satisfatório e deve ser individualizado a cada paciente.


*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

*O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referêcia publicada, nunca substituirá, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre o seu médico para esclarecer qualquer duvida.

Conteúdo relacionado

Cadastre-se no Busca Saúde , e receba conteúdo e informações exclusivas sobre Saúde e Bem Estar. Rápido e fácil. Clique aqui
O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referência publicada, nunca substituíra, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre seu médico ou profissional de saúde para esclarecer qualquer dúvida.
© 2010 Busca Saude      Todos os direitos reservados a Busca Saúde. Todo conteúdo não pode ser copiado, publicado ou transmitido sem prévia autorização de seus autores.