Tenho nódulo na tireóide. É sério? | Busca Saúde
  • Bairros
  • Atividades / Especialidades
Home Login | Contato | Faça Parte
  • Facebook Busca Saúde
    fans
  • Twitter Busca Saúde
    Siga nosso Twitter
  • RSS Busca Saúde
    RSS

Redes Sociais


Matérias mais lidas

Tenho nódulo na tireóide. É sério?

12345 (2 voto(s), média: 5,00)
Loading ... Loading ...

Os nódulos tireoideanos são, na verdade, relativamente frequentes; podendo ocorrer em cerca 30 a 40% das pessoas adultas. Uma das razões para a maior identificação desses nódulos atualmente é o fato de se realizar mais exames como a ultrassonografia, já que apenas 5% são identificados clinicamente.

nodulo na tireoide

Estes são mais frequentes em mulheres, idosos e em pessoas expostas a radiação ou com baixa ingesta de iodo e apenas 10% do total acaba se revelando como um câncer da tireoide, o qual possuí bom prognóstico em boa parte dos casos. Rouquidão, crescimento rápido, falta de mobilidade e aumento de gânglios na região do pescoço, assim como história familiar deste tipo de câncer são dados pertinentes a serem investigados.

Portanto, não se recomenda a realização de exames de imagem a exemplo da ultrassonografia de tireoide sem que haja suspeita clínica de nódulo; mas uma vez identificada sua presença deve-se procurar orientação de um endocrinologista para definir a conduta adequada em cada caso.


*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

*O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referêcia publicada, nunca substituirá, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre o seu médico para esclarecer qualquer duvida.

Conteúdo relacionado

Cadastre-se no Busca Saúde , e receba conteúdo e informações exclusivas sobre Saúde e Bem Estar. Rápido e fácil. Clique aqui
O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referência publicada, nunca substituíra, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre seu médico ou profissional de saúde para esclarecer qualquer dúvida.
© 2010 Busca Saude      Todos os direitos reservados a Busca Saúde. Todo conteúdo não pode ser copiado, publicado ou transmitido sem prévia autorização de seus autores.