O que fazer quando a menstruação não vem? | Busca Saúde
  • Bairros
  • Atividades / Especialidades
Home Login | Contato | Faça Parte
  • Facebook Busca Saúde
    fans
  • Twitter Busca Saúde
    Siga nosso Twitter
  • RSS Busca Saúde
    RSS

Redes Sociais


Matérias mais lidas

O que fazer quando a menstruação não vem?

12345 (9 voto(s), média: 4,33)
Loading ... Loading ...

A ausência de menstruação é conhecida como amenorréia. Ela pode ser primária, quando a mulher nunca menstruou, ou secundária, quando ocorre interrupção dos ciclos menstruais por pelo menos 3 intervalos consecutivos após a mulher já ter menstruado.

Existem situações fisiológicas em que ocorre a parada da menstruação, como na gestação, na amamentação e na menopausa. Entretanto, em algumas condições a amenorréia pode ser indicativa da presença de alguma doença. Nesse caso, uma das causas mais comuns é a síndrome dos ovários policísticos (SOP).

As mulheres com SOP normalmente apresentam, além da amenorréia, excesso de peso, acne, pêlos abundantes e dificuldade para engravidar. Mulheres que foram submetidas à curetagem após abortamentos também podem desenvolver amenorréia por formação de aderências na mucosa que reveste o útero.

Outros problemas hormonais que causam aumento dos hormônios masculinos também podem desencadear a parada na menstruação. Nesse caso, uma investigação detalhada deve ser feita pois as causas podem ser tumorais.

O tratamento vai depender da etiologia, podendo variar desde o uso de pílulas anticoncepcionais até a colocação de um DIU. Procure seu endocrinologista, ele poderá te ajudar a descobrir a causa da amenorréia e instituir um tratamento adequado.


*O conteúdo(textos e imagens) publicados no Busca Saúde são de exclusiva responsabilidade do seu autor, identificado sempre abaixo do artigo.

*O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referêcia publicada, nunca substituirá, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre o seu médico para esclarecer qualquer duvida.

Conteúdo relacionado

Cadastre-se no Busca Saúde , e receba conteúdo e informações exclusivas sobre Saúde e Bem Estar. Rápido e fácil. Clique aqui
O Busca Saúde é um portal de conteúdo e referência, e deverá ser utilizado somente como fonte de informação. Qualquer artigo ou referência publicada, nunca substituíra, em hipótese alguma, uma consulta presencial, tratamento ou diagnóstico realizado por um médico ou profissional de saúde. Procure sempre seu médico ou profissional de saúde para esclarecer qualquer dúvida.
© 2010 Busca Saude      Todos os direitos reservados a Busca Saúde. Todo conteúdo não pode ser copiado, publicado ou transmitido sem prévia autorização de seus autores.